36969973433_305c51ebcb_o

Tributo a Gus Van Sant (Vinheta)

Confira o tributo a Gus Van Sant, vencedor do Prêmio Ícone Mix:

 

 

Gus Van Sant vem ao Festival Mix Brasil apresentar seis de seus filmes mais representativos de uma longa carreira que dura mais de 35 anos. Pioneiro daquilo que seria mais tarde conhecido como “new queer cinema”, temos a honra de celebrá-lo nesta edição histórica.

Desde seu primeiro longa-metragem, Mala Noche, já era claro que se tratava de um autor com uma visão única, que continua pulsando em seu trabalho até hoje. Sempre com um olhar interessado e curioso sobre personagens marginais, Gus Van Sant injeta uma sensibilidade queer em toda a sua obra, mesmo quando seus personagens não seriam descritos como LGBTQ. Trabalhando com atores profissionais, amadores ou anônimos, tanto em filmes de grandes estúdios como de baixo orçamento, ele manteve a integridade de seu olhar ao longo da carreira, inspirando uma geração de cineastas, cinéfilos e ativistas.

Na 25ª edição do Mix Brasil, olhamos para trás em comemoração do quão longe chegamos enquanto LGBTQs, enquanto procuramos também sinais em nosso caminho contínuo ao futuro. As destemidas narrativas de Gus Van Sant colocam essa história em pleno foco e nos lembram que, no centro da nossa jornada coletiva, está nosso amor e nosso compromisso uns com os outros.

Deixe uma resposta