Pelo segundo ano consecutivo, o Festival MixBrasil organizou uma oficinal de vídeos cujos resultados serão conferidos no encerramento do evento. Este ano, a oficina foi direcionada para jovens com interesse na prática audiovisual e no tema da diversidade sexual, oriundos de comunidades localizadas em diferentes regiões da Grande São Paulo sem experiência ou acesso aos circuitos de produção e exibição de cinema com temático GLBT.
Além de aulas expositivas sobre história e estética do cinema, os vinte selecionados fizeram exercícios práticos, individualmente e depois em grupo, para o desenvolvimento de roteiros, visando à gravação e edição de dois vídeos durante o Festival MixBrasil. Esta oficina partiu da premissa de que é possível realizar uma obra audiovisual sem recursos financeiros e o foco da equipe envolvida foi mostrar como viabilizar uma produção com essas características.
A responsabilidade do projeto está a cargo da Associação Cultural MixBrasil, que convidou dois jovens realizadores, Dácio Pinheiro e Ed Andrade, para coordenar a oficina, contando ainda com o apoio de Ingrid Gonçalves na produção e divulgação, e dos cineastas alemães Kristian Petersen e Jürgen Brüning, que cobriram aspectos específicos (fotografia e produção, respectivamente), participando ainda das gravações.
Além da Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Associação Cultural Kinoforum e da Brasileira Filmes, que apoiaram a oficina com espaço, equipamento e ilha de edição, respectivamente, o Festival MixBrasil contou com o apoio na divulgação dos seguintes agentes culturais, sem os quais não teríamos a matéria-prima desta atividade – gente.