Like a Virgin 

Em um ano que o avanço de forças reacionárias e obscurantistas faz abalar a crença em um país destinado a ser livre e feliz, precisamos nos lembrar que nem tudo está perdido.

O direito ao casamento igualitário foi conquistado e temos uma visibilidade crescente nas ruas – e na dramaturgia televisiva.

O ano de 2013 foi especial: 30 cidades receberam versões do MixBrasil, seja na itinerância do 20‘ Festival, no Circuito MixBrasil/Sesc ou em mostras dentro de outros eventos. E uma dezena de festivais de cinema no exterior exibiram mostras de filmes brasileiros com curadoria Mix.

A campanha de inscrições do 21º MixBrasil, criada pela agência NeoGama/BBH, gerou polêmica e grande repercussão na mídia, ao convidar para o debate figuras controversas, conhecidas por posições racistas e homofóbicas.

A cinematografia nacional de temática da diversidade continua crescendo em termos quantitativos e qualitativos, o que nos levou a criar uma seção dedicada a longas brasileiros.

O vigor da produção mundial do gênero permitiu uma imensa amplitude de temas abordados, com programas infantis como “ Crescendo Com a Diversidade”, profundos como “ Novas Famílias” e com uma safadeza implícita em “ Tercetos e Quartetos”. Seguindo um caminho iniciado já há alguns anos, teatro,leituras dramáticas e shows ampliam a presença no evento. A Balada Literária faz mais uma edição cult e acontece a inclusão de dança e performance entre as artes presentes neste Festival de Cultura da Diversidade.

O Centro Cultural São Paulo concretiza um sonho antigo do MixBrasil de ter uma sede onde tudo isso acontecesse ao mesmo tempo. Além, é claro, do Festival continuar espalhado por várias salas em São Paulo, Rio e cidades do interior do estado de São Paulo.

Mas ainda que tenha já completado 21 anos, e tenha parceiros bacanas como a Sabesp-Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Prefeituras do Rio e São Paulo e Sesc-SP, cada edição é uma luta que começa do zero.

Por tudo isso mesmo atingindo a maioridade, o MixBrasil continua com o frescor de uma virgem. Uma virgem bem safadinha, que fique claro.

André Fischer / João Federici