Luas Italianas, histórias reais sobre libertação – no melhor estilo italiano! Finalmente a cena de filmes gays que oscila entre Milão e Roma encontra o desafio lançado há algum tempo, revelando as batalhas e sonhos que ficaram no limbo desde a era fascista até o final dos anos 60 e começo do movimento gay, lésbico e transgênero.
Neste programa, o luar ilumina a tela. “L átro Ieri” conta a história de uma lésbica que sobreviveu à perseguição dos anos fascistas; em “Luna 15”, um jovem siciliano sexy mistura seus delírios de 1969, a conquista da lua, a fuga de sua homofóbica terra natal e a energia sensual de Stonewall; fazemos outra viagem ao passado em “Le Garçon et L ´aigle”, em que vamos ao encontro de revolucionários do começo dos anos 70 no submundo de uma Paris sexy e psicodélica.
Finalmente descobrimos a ironia dos filmes mudos no curta “Farfalle”; o riso dolorido da incompreensão de uma esposa em “Carte Scarlate”; a visão divertida dos estereótipos em “Fresca D´Bucato”. Apertem os cintos para uma maravilhosa viagem à lua italiana do amor gay, suspensa em algum lugar entre memórias, imaginação e realidade.
L´ALTRO IER!
(Gabriela Romano, 2001, Itália / Reino Unido, Vídeo, 22 min)
LUNA 15
(Sergio Fabio Ferrari, 2002, Itália, Vídeo, 25 min)
LE GARÇON ET L´AIGLE
(Alessandro Avellis, 2003, França / Itália, Vídeo, 12 min)
FARFALLE
(Valentina Lucan, 2002, Itália, Vídeo, 3 min)
CARTE SCARTATE
(Enrico Vanni, 2003, Itália, Vídeo, 14 min)
FRESCA DI BUCATO
(Simona Cocuzzi, 2003, Itália, Vídeo, 7 min)