Luisa Tavares
MASTERCLASS: O CINEMA E O DELÍRIO COLETIVO
17-NOV | TERÇA-FEIRA » 17h00 @ Youtube MixBrasil
O cineasta Esmir Filho expõe suas ideias sobre o cinema na masterclass que abre o MixLab Spcine.
Esmir Filho participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, participou de renomados festivais internacionais. É coautor do hit de internet “Tapa na Pantera”. Em 2012, foi condecorado com o prêmio de cinema da Academia Brasileira de Letras. Dirigiu e produziu a peça-instalaçã o-livecinema “Kollwitzstrasse 52”. Em 2020, lançou sua primeira série como showrunner e diretor, “Boca a Boca”.
WORKSHOP: ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS
18-NOV | QUARTA-FEIRA » 15h00 @ Youtube MixBrasil
Uma discussão prática sobre elaboração e formatação de projetos audiovisuais, visando editais e mecanismos de financiamento.
Vânia Silva – Formada em comunicação social, atua na coordenação executiva de projetos ligados ao terceiro setor, atualmente na Associação Cultural Kinoforum . É analista de projetos na Casa de Cultura e Educação São Luís, parecerista da Comissão Julgadora de Projetos do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), e foi integrante da Comissão de Avaliação e Propostas do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL LGBTQIA+ INDEPENDENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
18-NOV | QUARTA-FEIRA » 17h00 @ Youtube MixBrasil
A experiência da pandemia e da quarentena afetou não apenas a produção cinematográfica, mas também o próprio processo de criação dos cineastas. Como eles estão reagindo a esse cenário incomum? Alguns realizadores que produziram filmes durante a pandemia debatem essa questão.
Alice Stamato é sócia fundadora da produtora Lombada Filmes onde assina, como diretora e roteirista, videoclipes e curtas-metragens voltados para a temática LGBTQIA+. Atualmente, é criadora da série documental “Cantos do Cerrado” e integra a equipe de roteiro do longa-metragem ficção “Ninho Roxo”. É diretora e roteirista do curta- metragem documental “Projeto Closet São Paulo”
Arthur Alfaia é formado em teologia e atua como ator e bailarino. Estuda diversas modalidades da dança na casa da dança Tati Sanchis e estreante na produção audiovisual com o curta metragem “Quase Me Fizeram Acreditar que Eu Não Existia”
Marcelo Oliveira – Ator, dramaturgo, diretor, palhaço e fundador do coletivo LGBTQIA+ 7ª Arte do Vale.
Márcio Masselli é ator, artista educador, figurinista, aderecista e pesquisador em artes. No audiovisual fez direção de arte e figurino no curta “Ludibrium” (Butikin Filmes – São Paulo/ SP – 2019), que lhe rendeu o prêmio de melhor direção de arte no Festival de Cinema de Jaraguá do Sul. Desde 2018 trabalha como aderecista e assistente de figurino para audiovisual (cinema e publicidade). O curta-metragem “O interior” é sua estreia como diretor e roteirista.
Rachel Daniel é formada em cinema, possui especialização em educomunicação e é pós graduanda em gestão de projetos culturais pela escola de Comunicação e artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretora e produtora audiovisual e embaixadora da juventude pela agenda 2030 no Escritório das Nações Unidas Sobre Crimes e Drogas.
William Oliveira – Diretor, roteirista, produtor audiovisual e fundador do coletivo LGBTQIA+ 7ª Arte do Vale
QUEER CITY: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO LGBTQIA+ NA CIDADE DE SÃO PAULO
19-NOV | QUINTA-FEIRA » 14h10 @ Bureau Mundo
O espaço urbano da capital paulista apresenta uma série de estímulos e desafios à criação e produção de narrativas LGBTQIA+ na cidade. A mesa pretende discutir, tanto em termos criativos como em termos práticos, as particularidades desse cenário.
Ave Terrena – Atriz, dramaturga, poeta, diretora teatral e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André. Entre seus trabalhos recentes, destacam-se o espetáculo poético-musical “Segunda Queda” – no qual assina texto e direção e também atua, e que estreou no Teatro Oficina –, e “as 3 uiaras de sp city”, premiada na Mostra de Dramaturgia do CCSP. Atriz no filme “Para Onde Voam as Feiticeiras”.
Caru Alves de Souza – Diretora, roteirista e produtora de São Paulo, Brasil. Formada em história pela USP desde 2008, vem realizando documentários para TV, curtas e longas de ficção, além de séries documentais e ficcionais.
Eliane Caffé – Formada em psicologia e cinema, realizou curtas e longas-metragens premiados em diversos festivais, entre eles “Kenoma”, “Narradores de Javé”, “O Sol do Meio-Dia” e “Era o Hotel Cambridge”. Também dirigiu séries e documentários para TV e coordena oficinas audiovisuais na cidade de São Paulo e também no interior do Brasil.
Preta Ferreira – Janice Ferreira, a Preta, é multiartista, comunicadora inata e de formação. Formada em publicidade, consolidou sua carreira na produção cultural. É também a autora e intérprete do single “Minha Carne”. Na Ocupação 9 de Julho, Preta organiza eventos culturais e socioeducativos, desde pesquisas acadêmicas, laboratórios, oficinas, shows e ações de saúde e lazer.
Rafaella Costa – Produtora paulista, tem sua trajetória marcada na produção de conteúdo para cinema e televisão. Especializada em film & business – cine/TV pela FGV, é sócia da Manjericão Filmes e atua produzindo e coproduzindo projetos em parceria com produtoras brasileiras e internacionais.
Thata Lopes – TRAVESTY multiartista , artivista do movimento LGBTQIA+ e movimento negro.
Vita Pereira – Formada em edificações, pedagogia e teatro, é idealizadora da Festa TR4V4D4. Multiartista, produtora cultural, tem trabalhos no cinema, artes visuais, performance, moda, teatro, dança, entre outras linguagens.Cineasta, dirigiu e atuou em dois filmes: o curta-metragem “Perifericu” e o longa documental “Morada das Ixtranhas”. Em 2020, em contexto de isolamento social, produziu os curtas “Vint20” e “Picumã”.
Wesley Santana – A Formado em Rádio, TV e Vídeo pela FIAM-FAAM, desde 2016 faz parte da equipe da São Paulo Film Commission, atua no time responsável por pensar a promoção da Cidade de São Paulo e a atração de novas produções para a cidade.
O ATUAL CENÁRIO DOS EDITAIS DE FOMENTO
19-NOV | QUINTA-FEIRA » 16h10 @ Bureau Mundo
Em um cenário incerto diante das políticas públicas e do enfrentamento da pandemia do Covid-19, o encontro discute o panorama atual dos editais e dos mecanismos de fomento ao audiovisual.’
Raquel Valadares é roteirista, diretora e produtora dos filmes “Corpo de Bollywood” (2008), “Homem-Carro” (2014) e da série de TV “À Moda da Casa” (2016, BRDE/FSA), bem como pesquisadora e assistente de direção especializada em documentários, tendo trabalhado em dezenas de produções para cinema e TV desde 2010. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF e Bacharel em Cinema pela UFF, é sócia-fundadora da produtora Anima Lucis, empresa associada à API.