Boas vindas ao 33+ Festival MixBrasil

A Gente Quer +

O 33+Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade chega reafirmando sua vocação como plataforma para além da resistência. Sob o tema “A Gente Quer +”, desenvolvido pela Talent, o festival celebra o desejo de ampliação de horizontes, vozes, corpos e imaginários, num ano marcado por grandes desafios para a cultura brasileira e para a comunidade LGBT+, com escassez de investimentos públicos e privados e retrocessos que ainda ecoam em várias frentes.

Mesmo nesse cenário adverso, o MixBrasil cresce. Este ano, tivemos 545 filmes brasileiros inscritos, o maior número em toda a história do festival, um sinal da vitalidade e da potência criativa do nosso audiovisual independente. Com um total de 138 filmes de 33 países, o MixBrasil consolida seu papel como uma plataforma de encontro entre linguagens, corpos e narrativas, refletindo a diversidade estética e política do nosso tempo.

Uma das grandes novidades desta edição é a Mostra de Inteligência Artificial, que reúne 24 filmes produzidos com ferramentas de IA: uma seção inédita e pioneira, que reflete a transformação radical que as novas tecnologias provocam nas linguagens e nos modos de produção audiovisual. Dentre as 75 obras inscritas de 14 países, a seleção final propõe um olhar crítico e poético sobre a presença da IA na criação cinematográfica. A mostra inclui ainda uma seleção especial enviada pelo FIVIA (Festival Internacional de Vídeo e Inteligência Artificial, de Marselha), aprofundando o diálogo entre inovação tecnológica e diversidade de gênero, sexualidade e expressão.

O festival também celebra a colaboração internacional em ano de menos recursos por aqui. Ela viabilizou uma edição potente, turbinada pelo apoio de várias instituições culturais europeias, especialmente da França, através da integração à Temporada França–Brasil 2025. Dentro desse diálogo, o Mundo Mix homenageia a Polônia, país que, como o Brasil, viveu recentemente um período de resistência diante de um governo de extrema-direita. Uma afinidade que reforça a dimensão política e cultural da arte como ferramenta de liberdade.

O MiX.XR, seção de novas tecnologias que se somou ao MixGames, foi reconhecido esse ano com o prêmio WSA Brasil (integrado à rede global World Summit Awards, vinculada à ONU) na categoria Cultura e Patrimônio. Com isso, se estabelece, em sua quarta edição como a maior e mais diversa programação de experiências imersivas LGBT+ do mundo. Este ano, apresenta oito obras que expandem os limites entre performance, IA e realidade virtual, incluindo cinco experiências VR, dois espetáculos imersivos e um domo — o projeto Kancícà, uma criação sensorial que combina cultura afro, tecnologia e espiritualidade.

Dramática retorna em grande estilo, com oito espetáculos inéditos que reafirmam a potência da cena queer contemporânea. As Artes Visuais ganham o maior espaço em mais de três décadas de evento, com a exposição Kwir Nou Exist, sobre a comunidade trans reunionense, o encontro entre os coletivos Depois do Fim da Arte e Realidades na Galeria Vermelho e a exposição com curadoria da Vórtice Cultural no Museu da Diversidade Sexual.

Marisa Orth, parceira histórica do MixBrasil e apresentadora do icônico Show do Gongo desde 1999, é a homenageada desta edição com o Prêmio Ícone Mix 2025, celebrando uma trajetória que une humor, inteligência e coragem. Ela se junta ao time de ícones homenageados — Gus Van Sant, João Nery, Marina Lima, Márcia Pantera, Ney Matogrosso, Linn da Quebrada, Renata Carvalho e Bruce LaBruce.

Com o apoio de parceiros institucionais e o trabalho de uma equipe movida pela paixão, o 33+ Festival MixBrasil celebra não apenas a continuidade, mas a expansão: queremos mais histórias contadas, mais corpos representados, mais mundos possíveis.

Porque A Gente Quer + liberdade, presença e possibilidades de futuro.