CINEMÃO

Espaço já tradicional de exibição no MixBrasil, o Autorama, no Parque do Ibirapuera, mantém-se firme há anos como referência da movimentação gay de São Paulo. Seus frequentadores assíduos e curiosos unem-se a cada festival num projeção ao ar livre marcada pela interação. O filme a ser exibido esse ano é Cinema em 7 Cores (que integra a Sessão Resgate), de Rafaela Dias e Felipe Tostes, um interessante documentário que mostra a representação de gays e lésbicas no cinema brasileiro. Desfilarão pela tela, especialmente montada no Autorama, cenas de inúmeros filmes que fizeram história nos últimos 50 anos. Nada mais apropriado: o nosso cinema dá as caras num dos cenários com menos carão da cidade.

TRANSBRASIL

Outra tradição do MixBrasil é a realização do Transbrasil no pátio da Biblioteca Monteiro Lobato. Esse evento voltado para o público transexual e travesti acontece bem no coração do centro de São Paulo e é palco para encontros memoráveis. Esse ano a sessão é dupla. Há a exibição do documentário carioca Bombadeira, de Luís Carlos Alencar, que apresenta ao espectador a figura título como um profissional que muda as formas de suas “pacientes” através de implantes clandestinos de silicone industrial. O título também integra o programa Retrato Falado: Transgêneros Mostram Outra Face. E a cereja do bolo na exibição ao ar livre na biblioteca será a apresentação do videoclipe Atendimento, com Cláudia Wonder, performer multimídia e amiga do MixBrasil que sempre introduziu as serssões do Transbrasil.

ATENDIMENTO
BRASIL, 2008
Direção: Francisco Garcia, Marcelle Dardenne
Produção: Gabriela Guimarães
Fotografia: Tiago Tambelli
Direção de Arte: Marcelle Dardenne
Figurino: Mariane Bonarde

PERFORMANCE DESABA

A performance do projeto Desaba, que acontece na noite de abertura do MixBrasil, surge como estratégia de comunicar um modo de pensar e de produzir com várias ações e falas, músicas e movimentos. O Desaba emerge como se fosse uma moda, uma prática de liberdade. Para além do ‘se joga”, vem o…desaba! O projeto, que pressupõe vir a criação antes da ação em si, é uma parceria dos artistas Cristian Duarte e Thelma Bonavita para o desenvolvimento de ações culturais que estimulem e criem condições para o pensamento crítico. O Desaba é uma ferramenta para gerar autnomia e visibilidade, valores tão raros em nosso tempo. Utilize-a! Para mais informações: www.desabablog.com

PERFORMANCE ISABELL SPENGLER

Cineasta radicada em Berlim, Isabell Spengler, foco do programa especial “Living Fictions” dentro do Rewind, Fast Forwards, Paula para um Cigarro apresenta no MIS (Museu da Imagem e do Som) a performance The Pitch, que contará com a participação da bailarina e coréografa Thelma Bonavita. Spengler costuma filmar as performances duante sua realização, sugerindo uma interação que, em parte, explica e justifica suas intervenções. Como o próprio nome aponta, a performance se refere à odiada e temida fase da produção de qualquer obra audiovisual, quando os realizadores são obrigados a “vender” seu projeto, convencer apoiadores e patrocinadores a “comprar” seu filme.

GIILS ON FILME

Em seu terceiro ano de realização, o Girls on Filme é uma maratona de flmes e músicas voltadas para o público feminino e lésbico com a intenção de unir e celebrar todas as mulheres que prestigiam e fazem a história do festival. Noite sempre muito concorrida, a festa reúne clãs amigos para animar garotas de todos os gostos, ideias e tamanhos. O som, no foyer do Espaço Unibanco de Cinema, onde acontece a maratona de filmes, ficará por conta de DJs consagradas na cena lésbica.

VIDEOINSTALAÇÕES DE MÁRCIO BANFI

O performer Márcio Banfi apresenta duas videoinstalações durante o festival. Monstro é uma animação de fotos do artista usando uma peruca, fazendo movimentos com os cabelos e formando figuras distorcidas em sua cabela. Já I Feel Love é composto de duas televisões, uma em cima da outra – na televisão de cinema, a imagem é a do rosto em close do artista, em fundo branco e vestido com uma camisa branca, usando fontes de ouvido, cantando o clássico disco “I Feel Love”, eternizado por Donna Summer e imitando sua inconfundível voz. Na televisão de baixo, a imagem é a de seu peito numa camisa branca, que é desabotoada e dela saem pássaros voando. Os dois áudios são separados, misturando assim o canto do artista com o dos pássaros.

II DRAMÁTICA

O II Dramática – Ciclo de Leituras Teatrais sobre Homoerotismo e Sexualidade – tem por objetivo reunir novos textos dramatúrgicos que tratem de temas relacionados ao homoerotismo e à diversidade sexual. Ao todo, são quatro textos inéditos selecionados pela Cooperativa Paulista de Teatro e que ganham leitura encenada. A direção é de Ferdinando Martins e a curadoria, de Eduardo Cardoso, Theodora Ribeiro e Ferdinando Martins. O Dramática é uma realização conjunta da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de Sâo Paulo, da Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação Cultural Mix Brasil.