Encruzilhada Blockchain

Encruzilhada Blockchain

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)
Dias: 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20 de novembro
Das 11h às 19h

GALERIA OLIDO
Dias: 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20
Consultar horários neste link

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Dia 10 de novembro às 19h00 – Encruzilhada Blockchain – Exu e a produção LGBTQIAP+ de NFTs | 12 anos | Mix Talks | Acessibilidade: Libras


#queer #tech #experimental #intenção #MixXR #imersivo

Canta-se, nas filosofias orais do Golfo da Guiné e nas tradições dos terreiros do Brasil, que certa vez foram ofertadas duas cabaças a Exú. Em uma delas havia a nitidez do mundo, a ordem, a constância, o remédio. Na outra, a obscuridade, o imaterial, o intangível, o caótico, o veneno. O orixá pediu então uma terceira cabaça. Nela misturou o conteúdo de ambas. A sacudiu, mexeu, jogou pro alto e a rompeu, espalhando seu conteúdo.

Nessa alegoria, Exú se revela o senhor daquilo que não tem fronteira nem definição. É o que é e o que pode ser, sem nunca deixar de ser nenhum dos dois. Corrói as instâncias epistemológicas ocidentais e se abre para um rizoma vivo de relações ontológicas. É a própria encruzilhada, onde os caminhos se encontram e se tornam um fractal de possibilidades.

Nesta mostra de NFTs de artistas LGBTQIA+ comissionada pelo 30º Festival Mix Brasil, essa metáfora se faz presente. Tanto pelas expressões identitárias, de gênero e sexualidade que perpassam estas pessoas criadoras, quanto pelo frisson midiático de uma nova forma de armazenamento de arquivos digitais que invadiu o léxico das discussões sobre arte e cultura nos anos recentes.

Em poucas palavras, os non-fungible tokens, ou NFTs, são arquivos que podem ser armazenados em grandes correntes de dados que perpassam inúmeros servidores ao redor do globo conhecidas como blockchains. Eles garantem que aquelas coleções específicas de códigos binários que constituem um arquivo serão únicas e imutáveis. Por um lado, permite-se que artistas tenham controle sobre a venda e distribuição de suas obras digitais. Por outro, apresenta-se como processo capitalista de transformar o que é abundante pela sua própria reprodutibilidade em um simulacro de escassez e produção de mais-valia.

A fim de tensionar esses conceitos e revelar as possibilidades infinitas de assuntos e formas possíveis de habitar esse espaço digital, convidamos para esta mostra criadores de práticas distintas no campo das artes: de carnavalescos a artistas olfativos, passando por escultores digitais, cineastas e performers. Suas obras apresentam estados de transição, corpos tornando-se outros, paisagens naufragadas e distorcidas, passando do natural ao artificial, do digital ao analógico. Ciborgues ontológicos.

Assim Exú, senhor do movimento, da síncope, da comunicação, do comércio e da refração, se faz conceito curatorial. Códigos que perpassam computadores, cabos de fibra ótica que atravessam os oceanos e são rebatidos por satélites além de nossa atmosfera. Está em todos os lugares, sem nunca estar em lugar nenhum. É o um fracionado e disseminado em muitos, que não deixa de ser um. A distorção e o desfazimento dos binarismos. A abertura dos caminhos infinitos. A boca que tudo come. Enfim, uma Encruzilhada Blockchain.

Laroyê!

Felippe Moraes, outubro de 2022

Ficha Técnica

Curadoria e design de exposição: Felippe Moraes
Artistas: Anarca Filmes, Anna Costa e Silva, Felippe Moraes, Gabriel Haddad, Leonardo Bora, Gabriel Junqueira, Guilhermina Augusti, João GG, Karola Braga, Matheus Montanari, Renan Marcondes, Ricardo de Càstro, Rodrigo D’Alcântara, Tales Frey, Thiago Ortiz
Assessoria de arte e tecnologia: Fernando Frado
Agradecimentos: Laroyê Exu, Ana Carla Soler, Matheus Foster, Rodolfo Viana

PROCURE

Mercado Livre

PROCURE POR EIXO

[td_block_social_counter facebook="festivalmixbrasil" instagram="festivalmixbrasil" twitter="fmixbrasil" block_template_id="td_block_template_1" style="style4 td-social-colored" manual_count_facebook="31271" youtube="fmixbrasil" manual_count_instagram="31025" counter_color="#ffffff" network_color="#ffffff" btn_color="#ffffff"]

VEJA TAMBÉM