Ícone Mix

Renata Carvalho

Em 2017, foi criado o Prêmio Ícone Mix, para homenagear trajetórias importantes de pessoas que mudaram os rumos da história e a representação LGBT+, e que tem uma relação com o Mix Brasil. Foram recipientes do prêmio até hoje o cineasta Gus Van Sant, o escritor e ativista trans João Nery, Marina Lima, celebrando os 40 anos de carreira, a criadora do bate-cabelo Marcia Pantera, Ney Matogrosso, ao completar 80 anos de juventude, e, no ano passado, a completíssima Linn da Quebrada.
A nossa homenageda deste ano é atriz, diretora, dramaturga, transpóloga, uma figura icônica que transcende os limites do palco e da tela.

Aqui no Mix Brasil, a gente já teve a honra de receber nos palcos do Dramática dois espetáculos estrelados por ela, verdadeiros referenciais da dramaturgia LGBT+ brasileira: “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, em 2016, e seu “Manifesto Transpofágico”, em 2020, mesmo ano em que, nas telas, ela viveu a operária Paula Astorga de “Vento Seco”. Agora, no 31º Festival Mix Brasil, marca presença na programação em dois curtas, “Dinho” e “O Cavalo de Pedro” — este último, parte da competitiva de curtas.

Ela é uma defensora ativa dos direitos LGBT+ e uma voz poderosa na luta contra a discriminação e o preconceito. Seu trabalho destemido tem contribuído para aumentar a visibilidade e a compreensão de questões de gênero, uma presença poderosa na luta pela igualdade e diversidade, que usa seu talento para abrir caminhos e inspirar.
Renata Carvalho é nosso ícone mix 2023!