Boas-vindas ao 32º Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade!

Nesta edição, o MixBrasil reafirma sua essência como um espaço de resistência e transformação. Com menos recursos, mas ainda mais determinação, provamos que o festival é, mais do que um evento, um movimento em rede de forte impacto cultural. Sob o tema “É na luz que a gente se encontra”, homenageamos a mariposa – símbolo de uma busca incansável pela luz, que reflete a jornada da comunidade LGBT+ em direção à visibilidade e ao reconhecimento. A campanha deste ano, assinada por Talent, produzida pela Vetor Zero, Evil Twin e com participação de Linn da Quebrada, nos trouxe de volta ao filme tradicional, após a fantástica experimentação com inteligência artificial no ano passado.

Ao longo da programação, o público terá acesso a uma diversidade de filmes de destaque no circuito internacional e ao melhor da produção audiovisual nacional de temática da diversidade. Sessões foram viabilizadas com parcerias como
o MixLiterário; a ocupação de Artes Visuais com os coletivos Cuscuz e Artemisia; o MixMusic, apresentado por talentos absolutamente diversos; MixGames, realizado com a Gamescom Latam; e a celebração dos 30 anos do Mercado Mundo Mix com a Feira de Ideias. Este ano, o Show do Gongo – tradicional e infame momento do festival – terá uma edição especial, com a irreverência do sucesso Gongada Drag.

A tecnologia imersiva segue em destaque, proporcionando experiências únicas que conectam o público de forma inovadora. O MIX.XR, maior programação LGBT+ de realidades imersivas no mundo, cresce com conteúdos multiusuário e realidade virtual que se fundem com performance, holografia e inteligência artificial, criando novas maneiras de expandir as narrativas LGBT+.

O 32º MixBrasil celebra a diversidade por meio de mais de duzentas obras e atividades de 32 países, com filmes, shows, performances, em exposições de artes visuais, games, oficinas, leitura dramática e painéis literários. Em cada atividade, o público é convidado a interagir e se reconhecer na luz da pluralidade, da resistência e da liberdade.

O cineasta Bruce LaBruce é Ícone Mix 2024 e se junta a outros ícones que influenciaram e participaram da trajetória do MixBrasil: Gus Van Sant, João Nery, Marina Lima, Marcia Pantera, Ney Matogrosso, Linn da Quebrada e Renata Carvalho. Aos 60 anos, Bruce retorna pela terceira vez ao festival, com uma exposição imersiva no MIS, seu novo filme, “The Visitor”, além de nos brindar com DJ set na festa em sua homenagem da Galeria Vermelho, aberta ao público. Falando em festas, elas voltam com força à programação oficial em quase todas as noites.

A programação do MixLab Spcine inclui workshops e debates sobre representações transumanas, interseccionalidades e inteligência artificial no cinema e nas realidades imersivas, além de uma residência artística da franco-chilena Selva González, cuja produção e pesquisa une biologia e realidade virtual.

O festival ocupa muitos lugares espalhados por São Paulo: cinco espaços no MIS, Cinesesc, Instituto Moreira Salles, Teatro Sérgio Cardoso, Cine Olido Sala Paulo Emílio no CCSP, Biblioteca Mário de Andrade, Galeria Vermelho, Galeria Piège Pour Un Voyeur e a Ocupação Artemisia. No ambiente digital, o MixBrasil expande seu alcance através de seus canais no YouTube e Instagram, e exibições de filmes nas plataformas parceiras Sesc Digital, Spcine Play e ItauCultural Play.

Esta jornada é possível graças ao trabalho incansável de nossa brava equipe e ao apoio de parceiros como Itaú, Sesc SP, Spcine e o Consulado da França, entre outras instituições. Nosso compromisso com a sustentabilidade também se fortalece: estamos focados em práticas que reduzem o impacto ambiental e que sejam viáveis financeiramente e em ações que ampliem a acessibilidade, para que o MixBrasil continue sendo um espaço inclusivo para todos.

Que esta edição seja uma jornada de encontros luminosos!

André Fischer