Bruce LaBruce

Em 2017, o MixBrasil criou o Prêmio Ícone Mix para celebrar trajetórias que transformam a história e a representação LGBT+, especialmente quando essas pessoas mantêm uma relação significativa com o festival. Desde então, Gus Van Sant, João Nery, Marina Lima, Márcia Pantera, Ney Matogrosso, Linn da Quebrada e Renata Carvalho receberam a homenagem por seu impacto cultural e ativismo.

Neste ano, temos a honra de reconhecer o cineasta Bruce LaBruce como nosso Ícone Mix. Conhecido mundialmente por seu trabalho transgressor e provocador, LaBruce é um dos maiores expoentes do cinema queer punk, abordando em suas produções temas como desejo, subversão e liberdade sexual. Seu estilo cinematográfico cru e ousado rompeu barreiras e redefiniu o cinema LGBT+ ao explorar o erotismo e o inconformismo com uma estética única e desafiadora.

Os trabalhos de Bruce LaBruce foram exibidos em várias edições do MixBrasil, sempre deixando uma marca profunda e inspiradora. Esse ano, além da exibição de seu mais recente filme “The Visitor/ O Intruso” , o MIS apresenta a exposição “Bruce LaBruce: Sem Censura”, e Bruce faz um DJ set na festa em sua homenagem na Galeria Vermelho.

Sua carreira desafia o sistema normativo e dá voz à rebeldia queer. LaBruce é um ícone de resistência e celebração da diversidade. Através de sua arte, desafia preconceitos e expande os limites da representação LGBT+, mostrando que o audiovisual é um espaço para todos os corpos, todas as identidades e todas as formas de amor.