A conferência será dividida em duas partes de 30 minutos cada. Na primeira, Joséphine Derobe, autora e diretora, explicará seu processo criativo na criação de Urso, Veado, Gato e os outros bichos. Ela compartilhará os desafios enfrentados e as descobertas feitas durante a escrita e produção. Será também uma oportunidade para falar sobre seus próximos projetos e os novos universos que explora.
Na segunda parte, Léo apresentará o funcionamento do estúdio e da produção Small Creative, oferecendo uma visão mais clara da trajetória percorrida ao longo de quase uma década da sua existencia. Ele fará um balanço do primeiro ano de distribuição de “Moi Fauve” e explorará as perspectivas futuras deste projeto. Além disso, Léo iniciará um diálogo sobre as diversas oportunidades disponíveis para o público, artistas, espaços culturais e produtores brasileiros e lusófonos no campo da criação digital em parceria com a Small Creative.
Joséphine Derobe é uma artista e diretora francesa que explora diferentes formas de obras narrativas e imersivas nos campos do cinema, artes digitais e teatro.
No medium em realidade virtual, ela escreveu e dirigiu o documentário Meet Mortaza. Foi apresentado em estreia mundial na 77ª Mostra de Veneza em 2020 e nos Estados Unidos durante o festival SXSW. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme VR no Chelsea Film Festival e no Courant 3D.
Ela também co-escreveu e dirigiu” Les Noces de Cana”, baseado na pintura de Paolo Veronese, produzido por Les Poissons Volants, o museu RMN e Arte Creative. Este projeto foi premiado com o prêmio de Melhor Arte em VR no Festival de Sofia.
Seu projeto mais recente, “Urso, Veado, Gato e os outros bichos”, em português “Veado, Gato, Urso e os outros bichos”, é uma experiência coletiva e interativa em LBE (Location-Based Entertainment), produzida pela Small Creative. É uma obra poética sobre o mito animista, que teve sua primeira estreia francesa durante o festival Nemo em Paris em dezembro de 2023 no centro cultural CENQUATRE-Paris e recebeu o prêmio de melhor obra interativa no festival NewImages.
Léo Rosa é responsável pelo desenvolvimento internacional da produção Small Creative. Ele se encarrega de promover toda a diversidade de conteúdo da Small Creative, especialmente seu catálogo Small Stories, de obras em realidade virtual imersiva e coletiva. Sua missão também inclui o desenvolvimento de novos projetos em colaboração com instituições, autores e produtores locais em nível internacional, para que outras histórias e imaginários possam viajar e encontrar diversos públicos. Nascido em Cabo Verde, Léo viveu em Portugal antes de se estabelecer na França. Estudou Línguas Estrangeiras Aplicadas para manter sua conexão e desenvolver sua curiosidade por idiomas e culturas estrangeiras. Formado pela École Supérieure de Réalisation Audiovisuelle (ESRA) em Paris, Léo continua sua exploração de forma mais criativa, com experiências no desenvolvimento e produção de séries televisivas. Além disso, realizou diversas missões nas seções profissionais e públicas de vários festivais. Destacam-se o Séries Mania, festival internacional de séries televisivas em Lille, e o NewImages, que apresenta obras imersivas em diversas áreas. Foi também encarregado de projeto da primeira edição do Fórum da Criação Digital em Paris em 2020, um importante encontro dedicado a esse vasto domínio antes de integar a Small Creative.
Com sua vasta experiência e alinhado à visão da XR como uma ponte entre diversas formas artísticas, Léo dedica-se a forjar laços culturais entre diferentes países. Ele mantém uma proximidade com o público em questões de difusão e mediação, ao mesmo tempo que adota uma abordagem transversal. Acompanha os produtores no desejo de preservar a identidade de um estúdio criativo presente em todas as etapas de produção, desde a concepção até a distribuição. Essa estratégia visa otimizar a produção, garantir coerência editorial e impulsionar uma engenharia artística, tecnológica e econômica integrada.